quinta-feira, 10 de março de 2011
Nos Passos da Folia
Nome do Projeto: Nos passos da folia, xô dengue!
Tema: História do Carnaval na Cidade do Rio de Janeiro
Público Alvo: Alunos do 3º ao 9º ano
Área(s) do conhecimento:
Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes, Ciências e Matemática.
Justificativa:
O carnaval é um evento, com cara e alma cariocas, que atrai os brasileiros e turistas pela alegria e pelo espetáculo oferecido. Por considerarmos um tema envolvente à faixa etária e capaz de possibilitar a ampliação de conhecimentos sobre a história da nossa cidade, além de valorizar a cultura do nosso estado e proporcionar discussões acerca dos benefícios econômicos e sociais da indústria do carnaval, propomos trabalhos variados para o desenvolvimento do tema.
Objetivos:
Possibilitar aos alunos conhecerem a história do carnaval como uma manifestação popular do Brasil, sua origem e influências na cultura e na sociedade fluminense.
Estimular a criatividade através da confecção de máscaras.
Favorecer a socialização entre os grupos, estimulando uma postura de respeito e boa convivência dentro espaço escolar.
Desenvolvimento:
As turmas do 6º ao 9º ano conhecerão os aspectos históricos e sócio-culturais do carnaval através de pesquisas sobre:
• A história do carnaval (Como e onde surgiu? Quem trouxe a festa para o Brasil?)
• Carnaval no Rio de Janeiro, suas transformações ao longo do tempo e aspectos culturais dessa festa.
• A indústria do Carnaval na Cidade Maravilhosa (fonte de desenvolvimento econômico por ter potencial de gerar renda e emprego para o estado).
• Samba - enredo homenageando personalidades e fatos históricos.
• Personalidades carnavalescas.
• Marchinhas e origem das máscaras.
As turmas trabalharão com a orientação de seus professores, responsáveis por desenvolver o tema de forma interdisciplinar.
As turmas do 3º ao 5º ano pesquisarão, com o auxílio dos professores regentes, aspectos básicos da história do carnaval ontem e hoje.
Procedimentos Metodológicos:
Coleta de informações sobre a história do carnaval e temas afins. Socialização de conhecimento entre os alunos e discussão dos itens pesquisados com registro em cada disciplina (redação, gráficos, textos informativos, cartaz...). Confecção de materiais para o concurso de máscaras.
Recursos:
Vídeos, filmes, revistas, enciclopédias, jornais, cd e outras publicações sobre o tema.
Avaliação:
As informações pesquisadas e os registros coletivos ou individuais farão parte do processo de avaliação de acordo com os objetivos propostos pelo professor, em cada disciplina.
Culminância
A culminância será dia 02 de março com a exposição das máscaras, o concurso que elegerá a máscara mais original e a mais bonita e um baile de carnaval.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário